sexta-feira, 30 de maio de 2014

Trio de dois

Trio de dois
Aos meus pais, que se dispuseram a nos compor com amor e maestria...
É difícil precisar o quanto somos nós, violões de uma corda só, dedal a se perder no tecido. O tempo é comprido, feliz daquele que versifica a vida e faz o tempo escutar.
Há pessoas que chegam quando a letra nem se fez menina, quando o violão nem começou a ser dedilhado, quando nem nasceu a rima. Nem parecem estar (mas estão!). E abraçam e se fazem amigos e de amigos se faz o som dos abraços e sorrisos. E se escutam os nomes dos primeiros riscos, dos versos de irmãos que vão nascendo, de primos que chegam para brincar. É vida, e ninguém dá conta de frear. Por isso, quem escreve sofre de uma espécie de disenteria.  E bobo é quem vai ao médico para querer se curar.
Cada um é seu tempo e o tempo é de quem sabe amar. Tempo de encontrar o ombro do pai e chorar, amar e amar a vida e ter consciência de que a gente chega na vida do outro e nem percebe que já está. A gente encontra a rima, e faz nascer o refrão, e descobre que a música não termina, que a vida deve mesmo ser canção.  
E haverá de existir público para a gente querer tocar.  Sempre mais de uma corda no violão para fazer o som que faz a rima bailar.  Porque haverá de chegar gente depois que a gente já tiver musicado, o bailado a começar. E juntam-se sapatilhas, chinelas e pés descalços e se faz do salão a morada do continuar. Da vida, a coisa mais gostosa que a gente já se dispôs a escutar.
Não sou violão sem melodia, sou o violão de Patrícias e Rafas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário